Conheça Mais
Os sequilhos sempre foram meu biscoito caseiro preferido para acompanhar o café da tarde. Quando penso em receitas econômicas que agradam toda família, estes biscoitinhos são imbatíveis. É impressionante como uma comida barata pode trazer tanta alegria e sabor para casa. Faço esta receita há muito tempo e ela nunca falha em conquistar quem prova.
Como Fazer Sequilhos
Estes sequilhos combinam polvilho doce, manteiga, açúcar e coco ralado numa massa que fica crocante por fora e macia por dentro. O segredo está em bater bem a manteiga com açúcar e incorporar os demais ingredientes na ordem certa para obter aquela textura perfeita que derrete na boca. Confira a receita completa abaixo com dicas e sugestões.
INGREDIENTES DA RECEITA
- 500 gramas de polvilho doce
- 1 xícara (chá) de manteiga (200 gramas)
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar (270 gramas)
- 100 gramas de coco ralado
- 4 ovos (200 gramas)
- 1/2 colher (sopa) rasa de fermento em pó (8 gramas)
MODO DE PREPARO
Preparação da Massa:
- Deixe a manteiga em temperatura ambiente por 30 minutos antes de começar
- Bata a manteiga com açúcar por 5 minutos até formar um creme claro
- Adicione os ovos um a um, batendo bem após cada adição
- Incorpore o coco ralado e misture delicadamente
- Peneire o polvilho doce e adicione aos poucos à mistura
- Por último, adicione o fermento e misture apenas até incorporar
Modelagem dos Sequilhos:
- Faça bolinhas pequenas com as mãos (cerca de 20g cada)
- Coloque em assadeira untada com manteiga
- Deixe espaço entre cada bolinha pois elas crescem no forno
- Achate levemente com os dedos
Forneamento:
- Preaqueça o forno a 180°C
- Asse por 20-25 minutos até ficarem dourados
- Não abra o forno nos primeiros 15 minutos
- Deixe esfriar na própria assadeira por 10 minutos
DICAS
Compro polvilho doce em pacotes grandes quando está em promoção e guardo bem fechado. Se não tenho coco ralado, uso farinha de coco que custa menos ou até mesmo deixo sem - os sequilhos ficam igualmente saborosos. A manteiga pode ser substituída por margarina cremosa, mas prefiro manteiga para o sabor. Quando os ovos estão caros, reduzo para 3 ovos e adiciono 2 colheres de leite. Sempre faço uma fornada grande e congelo parte da massa crua.
Combinações Econômicas da Receita
Meus sequilhos ficam perfeitos com café passado na hora ou chá mate doce. Para o lanche das crianças, sirvo com achocolatado ou leite morno. Quando recebo visitas, preparo um café colonial simples com estes biscoitos, pão caseiro e geleia. Também gosto de embalar alguns em saquinhos para presentear vizinhos e amigos.
Conclusão
Estes sequilhos se tornaram tradição na minha casa e nunca me canso de fazê-los. Além de serem econômicos, têm aquele sabor caseiro que não encontramos em biscoitos industrializados. O melhor é que posso fazer grandes quantidades e armazenar por várias semanas. São perfeitos para qualquer hora do dia e sempre deixam a casa com um cheiro maravilhoso.
Sequilhos duros geralmente indicam que a massa foi sovada demais ou o forno estava muito quente. Misture os ingredientes apenas até incorporar e mantenha temperatura de 180°C.
Sim, a massa pode ficar na geladeira por até 3 dias bem embalada. Também pode congelar por até 3 meses. Deixe voltar à temperatura ambiente antes de modelar.
Sim, quando bem assados ficam crocantes por fora e macios por dentro. Se ficarem moles, volte ao forno por mais 5 minutos em temperatura baixa.
Perfeitamente! Pode substituir por farinha de coco, castanha de caju triturada ou simplesmente omitir. O sabor fica levemente diferente mas igualmente delicioso.
Guarde em recipiente hermético após esfriarem completamente. Mantidos assim, duram até 15 dias em temperatura ambiente ou 1 mês na geladeira.
