Conheça Mais
Sabe quando você quer fazer um almoço especial mas está com o orçamento apertado? Pois é, eu já passei por isso muitas vezes! Foi assim que descobri o feijão à portuguesa, uma das receitas econômicas mais geniais que existem.
Com ingredientes simples e um pouco de criatividade, você transforma um feijão comum numa comida barata que parece banquete. O segredo está na combinação dos embutidos com os temperos certos – e vou te contar todos os truques para não errar nem na primeira tentativa!
Como Fazer Feijão a Portuguesa
O feijão à portuguesa é uma receita que mistura feijão carioca com bacon, linguiça calabresa e paio, criando um prato rico em sabores e super nutritivo. O resultado é um feijão cremoso, bem temperado e com aquele sabor defumado irresistível que deixa todo mundo pedindo bis. Confira abaixo a receita completa com todos os segredos para não ter erro!
INGREDIENTES DA RECEITA
- Para o Feijão:
- 2 xícaras de chá de feijão carioca
- Água fervente (o suficiente para cobrir)
- 1/2 limão
- 1 fio de óleo
- Para o Refogado:
- 50g de bacon cortado em cubinhos
- 1 gomo de linguiça calabresa fatiada
- 1 gomo de paio cortado em rodelas
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola média picada
- 1/2 pimentão vermelho em cubos
- 2 tomates maduros picados
- 2 folhas de louro
- Sal a gosto
- Cheiro verde picado a gosto
MODO DE PREPARO
Prepare o feijão na véspera:
- Deixe o feijão carioca de molho por pelo menos 8 horas.
- Isso acelera o cozimento e deixa os grãos mais macios.
Cozinhe o feijão:
- Escorra a água do molho e coloque o feijão numa panela de pressão.
- Cubra com água fervente, adicione o meio limão (com casca mesmo) e um fio de óleo.
- Cozinhe por 35 minutos após pegar pressão.
Comece o refogado:
- Enquanto o feijão cozinha, numa panela grande, frite o bacon até dourar e soltar a gordurinha.
- Adicione a linguiça calabresa e o paio, deixe dourar por 3 minutos.
Adicione os temperos:
- Coloque o alho picado e refogue até perfumar.
- Adicione a cebola e deixe murchar.
- Por último, coloque o pimentão e os tomates picados.
Junte tudo:
- Retire o limão do feijão cozido e adicione os grãos com o caldo na panela do refogado.
- Coloque as folhas de louro e deixe ferver.
Ajuste o tempero:
- Prove e acerte o sal.
- Deixe cozinhar em fogo baixo por mais 15 minutos para os sabores se integrarem.
Finalize:
- Desligue o fogo, adicione o cheiro verde picado e misture delicadamente.
- Deixe descansar 5 minutos antes de servir.
DICAS
Quer deixar esta receita ainda mais em conta? Eu tenho algumas dicas valiosas: No lugar do paio: Use mortadela de boa qualidade cortada em cubos grossos. Fica saboroso e custa bem menos! Se o bacon estiver caro: Substitua por toucinho defumado ou até mesmo por linguiça toscana picada. O importante é ter aquela gordurinha para dar sabor. Linguiça calabresa cara?: Linguiça portuguesa ou até mesmo salsicha de boa qualidade funcionam perfeitamente. O segredo está no tempero, não no preço! Economize nos temperos: Compre os temperos secos a granel na feira - sai muito mais barato que os saquinhos do mercado.
Segredos e Truques Para um Feijão à Portuguesa Perfeito
O pulo do gato para um feijão cremoso: Nunca coloque sal no feijão enquanto ele está cozinhando! O sal endurece os grãos e pode deixá-los borrachudos. Tempere só depois que estiverem bem macios.
Como deixar o sabor mais intenso: Frite bem o bacon até ficar crocantinho – a gordura que ele solta é ouro puro para dar sabor ao prato. E não economize no alho! Quando ele começa a cheirar na panela, você sabe que está no caminho certo.
Truque para não virar papa: Se o feijão estiver muito cozido e você tem medo de ele desmanchar, adicione o caldo aos poucos no refogado, mexendo com cuidado. Assim você controla a consistência e mantém os grãos inteiros.
Combinações Econômicas da Receita
Este feijão à portuguesa fica uma delícia acompanhado de:
- Arroz branco soltinho – a dupla mais clássica e barata que existe
- Couve refogada – corte bem fininha e refogue rapidinho com alho
- Farofa de banana – misture banana frita na farofa de mandioca
- Torresmo caseiro – aproveite a banha do bacon para fazer uns torresinhos
- Pão francês – perfeito para “limpar o prato” e aproveitar todo o caldo
Conclusão
Viu só como é fácil fazer um feijão à portuguesa que vai deixar todo mundo babando? Esta receita se tornou uma das minhas favoritas quando quero algo especial sem gastar muito. O melhor é que sempre sobra um caldinho gostoso que fica ainda mais saboroso no dia seguinte!
A combinação dos embutidos com os temperos frescos transforma um simples feijão numa refeição completa e cheia de personalidade. E agora que você conhece todos os segredinhos, tenho certeza de que vai virar tradição na sua casa também.
Perguntas e Respostas:
Pode, mas vai demorar mais para cozinhar. Na panela de pressão sem molho prévio, deixe por 50-60 minutos. O molho ajuda a amolecer e reduz o tempo de cozimento pela metade.
Sim! Como a maioria dos pratos com feijão, os sabores se integram melhor após algumas horas. Reaqueça em fogo baixo, mexendo delicadamente para não desmanchar os grãos.
Pode sim! Congele em porções individuais por até 3 meses. Descongele na geladeira e reaqueça em fogo baixo, adicionando um pouquinho de água se necessário.
Retire algumas colheradas de feijão, amasse com um garfo e retorne à panela. Ou dissolva 1 colher de amido de milho em água fria e adicione, mexendo até engrossar.
Feijão preto, mulatinho ou até mesmo feijão branco funcionam perfeitamente. O tempo de cozimento pode variar um pouquinho, mas o sabor fica igualmente delicioso.